Doença: Infecções Do Pênis: Glande E Prepúcio (Fungos No Pênis)

BALANOPOSTITE

 

Definida como a inflamação do prepúcio e da glande em homens não circuncisados, a balanopostite ocorre em uma ampla faixa etária e pode ter várias origens, principalmente bacterianas ou fúngicas ou ser causada por dermatites de contato. Essas infecções têm sido bem documentadas, muitas vezes a partir de um prepúcio pouco retrátil dificultando a higiene o que leva à colonização e supercrescimento de germes.

O tratamento se concentra na eliminação da infecção aguda e na prevenção de inflamações / infecções recorrentes através de medidas preventivas. Essa prevenção deverá envolver cuidados de higiene local, adequação de roupas íntimas, cuidados com produtos de higiene íntima, diagnóstico e tratamento de comorbidades como o diabetes e a realização de circuncisão ou postectomia que deve ser considerada para balanopostite refratária ou recorrente. Embora múltiplos organismos tenham sido associados como agentes causadores, o paciente é empiricamente tratado sem obter etiologia específica do organismo na maioria dos casos. A origem multicausal da balanopostite pode estar relacionada as dermatites infecciosas, mecânicas / traumáticas ou de contato. Em um terço dos pacientes, uma causa específica não pode ser estabelecida mesmo após o exame clínico e testes microbiológicos e sorológicos específicos. A infecção por Cândida é considerada a causa mais comum da doença. Os organismos que também são identificados incluem espécies de Bacteroides, Gardnerella, Cândida e estreptococos beta-hemolíticos. Mais raramente pode também ocorrer como uma manifestação da sífilis. Há também uma associação entre a infecção por papiloma vírus humano (HPV) e balanopostite prolongada e recorrente, mas podem refletir uma associação e não uma causa.

Frente a esses quadros de infecção da glande e do prepúcio na maioria das vezes o tratamento local resolve. Mas em algumas situações deverá ser feito uso me medicação oral além da investigação de fatores associados inclusive doenças sistêmicas graves e em determinadas situações a intervenção cirúrgica com postectomia ou circuncisão se faz necessário.

Fonte:

emedicine.com

Manual da Sociedade Brasileira de Urologia

PRECISA SE CONSULTAR? DEIXE SEU CONTATO QUE LIGAMOS PARA VOCÊ!