Doenças Urológicas | PROSTATITE

DOENÇAS DA PRÓSTATA: PROSTATITE

A próstata frequentemente associada a câncer e retenção urinaria também está sujeita a processos inflamatórios e infecciosos (prostatite) que podem ser agudos ou crônicos.

A prostatite aguda é rara e é mais fácil de identificar que a prostatite crónica. Esse processo inflamatório, no entanto, é a doença prostática mais comum em homens com idade inferior a 50 anos e é a terceiro diagnóstico de doença prostática mais comum em homens com idade superior a 50 anos (depois de hiperplasia prostática benigna e o câncer da próstata).

Prostatite aguda apresenta-se como uma infecção do trato urinário aguda, já a prostatite crônica apresenta com manifestações urinarias muitas vezes inespecíficas. A prostatite geralmente está  associada com fatores de risco predisponentes, incluindo obstrução infravesical secundária a hiperplasia benigna da próstata ou estenose de uretra, uretrites, entre outros, ou um estado de imunossupressão (baixa imunidade). Cerca de 5% dos casos de prostatite bacteriana aguda evoluem para prostatite crônica.

Quatro entidades clínicas têm sido descritas: prostatite aguda bacteriana, prostatite bacteriana crônica, prostatite não bacteriana e prostatodínia (dor pélvica e perineal crônica).

Alguns estudos mostram que homens com diagnóstico de prostatite, 5% apresentam prostatite bacteriana, 64% prostatite não bacteriana, e 31% síndrome de dor pélvica / perineal ou prostatodínia.

Cada uma dessas entidades clínicas tem tratamento especifico com antibióticos, analgésicos, miorrelaxantes, moduladores de dor, entre outros.

Podemos observar que não só a hiperplasia prostática benigna e o câncer de próstata são doenças prostáticas importantes, mas também a prostatite que pode acometer também homens jovens e algumas vezes por aumentar o PSA (antígeno prostático especifico) leva a falsa suspeita de câncer de próstata em homens adultos e idosos.

Fonte: emedicine.com

DR WESLEY Q. MUNIZ

UROLOGISTA