Exames | URODINÂMICA

NA UROMED REALIZAMOS O EXAME DE URODINÂMICA, TAMBÉM CONHECIDO POR ESTUDO URODINÂMICO

APRESENTAMOS AQUI ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE EXAME

 O procedimento consiste na realização de micção espontânea sobre um sistema que mede o fluxo urinário

Em seguida são passadas duas sondas de pequeno calibre na uretra e uma terceira no reto. Elas servem para encher a bexiga e para medir a pressão da bexiga e do abdome.

Durante o enchimento de bexiga e depois durante o esvaziamento as pressões são automaticamente gravadas pelo programa de computador que após serem interpretadas geram um laudo descritivo do funcionamento do sistema urinário inferior.

 

 PARA QUE SERVE ESSE EXAME?

·         ESSE EXAME SERVE PARA AVALIAR A FUNÇÃO DA BEXIGA E SE HÁ OBSTRUÇÃO URINÁRIA BAIXA (PELA PRÓSTATA, ESTREITAMENTO DA URETRA, ENTRE OUTROS)

·         PESSOAS COM DISFUNÇÕES DESSES ORGÃOS SE BENEFICIAM COM UM EXAME DE URODINÂMICA E ORIENTA O MELHOR TRATAMENTO

·         ESSE EXAME PODE SER REALIZADO NO HOMEM, NA MULHER E NAS CRIANÇAS

COMO ESSE EXAME É REALIZADO?

·         CONSISTE NA PASSAGEM DE UMA SONDA NO RETO PARA MEDIR A PRESSÃO DO ABDOMEM E OUTRA NA BEXIGA PARA MEDIR A SUA PRESSÃO E INFUNDIR SORO.

·          EM SEGUIDA, ENQUANTO SE FAZ O ENCHIMENTO DA BEXIGA COM SORO, E UM PROGRAMA DE COMPUTADOR OBTEM OS DADOS QUE SÃO INTERPRETADOS PELO UROLOGISTA

QUAIS AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES DESSE EXAME:

·         INCONTINÊNCIA URINÁRIA, OU SEJA, A PERDA DE URINA INVOLUNTARIAMENTE POR ESFORÇO (TOSSE, SORRISO) OU POR URGÊNCIA (DESEJO INCONTROLÁVEL DE URINAR)

·         SINTOMAS DE ARMAZENAMENTO VESICAL, OU SEJA, A PESSOA QUE NÃO SUPORTA O ENCHIMENTO DA BEXIGA E URINA VÁRIAS VEZES DURANTE O DIA E/ OU A NOITE

·         MULHERES COM PROLAPSOS PÉLVICOS: CISTOCELE (BEXIGA BAIXA), PROLAPSO UTERINO QUE DESEJAM FAZER CORREÇÃO CIRÚRGICA

·         ALTERAÇAO DA FREQUÊNCIA OU DO JATO URINÁRIO DE PESSOAS COM DOENÇA NEUROLÓGICA COMO AVC (DERRAME), LESÃO DA COLUNA VERTEBRAL, DOENÇA DE PARKINSON, HERNIA DE DISCO, ENTRE OUTROS.

·         HOMENS COM ALTERAÇÃO DA FORÇA E CALIBRE DO JATO URINÁRIO.

·         CRIANÇAS COM DISTURBIOS DA MICÇÃO COMO ENURESE (FALTA DE CONTROLE DA URINA APÓS 5 ANOS), ALTEREÇÕES CONGÊNITAS NEUROLOGICAS CEREBRAIS OU DA COLUNA (PARALISIA CEREBRAL, MIELOMENINGOCELE)

·         VÁRIAS OUTRAS INDICAÇÕES DEPENDENDO DA AVALIAÇÃO DO SEU MÉDICO

MAIS INFORMAÇÕES NA CLÍNICA UROMED